quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

SEGUNDA PARTE DA ORAÇÃO DA AVE MARIA



Você viu que, na primeira parte da oração da Ave Maria, todas as frases foram ditas por alguém: as duas primeiras pelo anjo Gabriel e as duas últimas por Isabel, prima de Nossa Senhora. A segunda parte da ave-maria é formada por uma bonita oração: todos nós, como povo cristão, que constituímos a Igreja, rezamos a Maria, pedindo-lhe sua proteção.
Santa Maria, mãe de Deus,
Com esta frase, estamos chamando Maria para que ela ouça o que temos a lhe pedir. Ela que é mãe de Jesus, que é Deus!
Rogai por nós, pecadores,
Continuando a oração, pedimos a Nossa Senhora que ela interceda a Deus por nós, pois somos pecadores. Isto quer dizer que não somos perfeitos. De um modo ou de outro, sempre podemos cometer erros. Apenas Deus é perfeito e Maria, como mãe nos ajuda a sermos filhos melhores.
... agora e na hora de nossa morte.
Nesta última frase da oração da ave-maria, pedimos que Nossa Senhora nos proteja e nos ajude agora, enquanto estamos vivos, e também na hora em que tivermos de morrer.
Amém.
"Amém" é uma palavra usada no final de quase todas as orações e quer dizer "assim seja".

Como é bonita a oração da Ave Maria! Com ela nós prestamos uma homenagem à Nossa Senhora, a mãe de Jesus. E também pedimos que ela esteja sempre conosco, em todos os momentos de nossa vida e na hora de nossa morte. Como já dissemos, a primeira parte da ave-maria é composta pelas palavras ditas pelo anjo Gabriel e por Isabel, prima de Maria.
Você poderá encontrar na Bíblia, no Evangelho de Lucas 1,26-45 a mensagem completa do anjo Gabriel, a resposta que Maria deu a Deus e a história da visita que Nossa Senhora fez à sua prima Isabel
Foi somente no século XV que se acrescentou a segunda parte da Ave Maria: “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte. Amém”. E foi nesta época também que se acrescentou o nome “Jesus” no final da primeira parte. Esta segunda parte é de origem popular-eclesial e também foi surgindo aos poucos.
São Bernardino de Senna, que viveu no século XV, em um sermão, ao comentar a Ave Maria, disse que ao final desta se poderia acrescentar “Santa Maria, rogai por nós pecadores”. A súplica a Maria começa com o adjetivo santa, porque Maria é a primeira entre todos os santos venerados pela Igreja, pois somente Ela é “cheia de graça”. A fórmula atual da Ave Maria, que se difundiu lentamente, foi divulgada no breviário publicado em 1568, por ordem do papa Pio V.

Nenhum comentário:

Postar um comentário